Os snujs são címbalos pequenos, também conhecidos como Sagat ou Zills, presentes em danças como a do ventre. Sua história remonta ao Egito antigo (na cidade de Bubastis), onde sacerdotisas os tocavam durante festivais para invocar a deusa Bastet, protetora das bailarinas e das mães de crianças pequenas. Na Turquia, foram incorporados como instrumentos musicais, enquanto que na Europa encontramos versões análogas como as Castanholas, populares em danças da Espanha, Itália e partes da América Latina.
Normalmente são presos nos dedos (geralmente o polegar e o dedo médio) por elásticos posicionados logo atrás das cutículas, isso dá segurança e controle nos movimentos. O toque ideal acontece quando um snuj bate no outro e o som reverbera no ar por alguns segundos. Um bom Snuj reverbera por 10 a 12 segundos, esse eco prolongado é sinal de qualidade.
Na dança do ventre simbolicamente representam graciosidade, limpeza energética e habilidade pois são tocados enquanto a bailarina dança, mostrando seu repertório rítmico em momentos pontuais da performance (não é tocado o tempo todo). Em linhas gerais, dançarinas usam snujs de tamanho médio e músicos usam snujs maiores.
Comentários
Postar um comentário