O Saidi origina-se do Sul do Alto Egito, chamado Said. Sendo um dos ritmos base da dança do ventre. Marca presença em músicas clássicas, modernas e folclóricas. As batidas são alegres e vibrantes.
Conhecido também como a dança do bastão, acredita-se que o Saidi tem sua raízes na arte marcial chamada Tahtyb. Os homens costumavam usar os bastões para encenar lutas, guiar rebanhos e para dançar após o trabalho, como forma de celebração. Pesquisas observam essa dança folclórica representando a personalidade e o cotidiano desses habitantes.
Logo mais as mulheres adaptaram os movimentos para uma dança mais delicada incorporando movimentos de cabeça, peito, quadril e outras variações. O bastão demonstra habilidade, força e coragem. Os passos típicos exigem ginga e graciosidade. As vestimentas são comportadas, trata-se de uma "galabeya", um espécie de túnica longa com mangas compridas e soltas.
Os instrumentos típicos para o Saidi são o Tabla (instrumento de percussão, parecido com um grande tambor), o Mizmar (instrumento folclórico de sopro) e o Rebaba (viola de uma ou duas cordas tocadas com um arco feito de crina). O povo saidi é muito orgulhoso de sua cultura e tradições, logo essa altivez e respeito próprio estão muito presentes na representação de danças saidi.
Comentários
Postar um comentário