Dançar com a tradição: liberdade criativa, história e pertencimento nas danças orientais - Por Rihla Malak
Há um momento no aprendizado de uma dança em que a atenção deixa de estar inteiramente voltada à execução. Depois de repetir uma sequência muitas vezes, de trabalhar a precisão dos movimentos, de reconhecer os acentos da música e de compreender como uma combinação se organiza, começa a surgir outra pergunta: o que posso fazer com tudo isso? É o momento em que a técnica encontra a vontade de criar, em que a reprodução de uma sequência abre espaço para a interpretação, a improvisação ou a invenção de uma nova coreografia.
Nas danças que costumamos reunir sob o nome de danças orientais, essa pergunta adquire outras camadas. Não estamos lidando apenas com vocabulários de movimento, ritmos e possibilidades coreográficas, mas com práticas que possuem histórias próprias, que atravessam gerações e que estão ligadas à vida cotidiana, às celebrações e às experiências de povos inteiros. Quando aprendemos essas danças, aproximamo-nos também de histórias cujos significados não se esgotam na nossa experiência ao executá-las.
Isso não significa que a criação deva ser subordinada a uma ideia rígida de fidelidade ao passado, tampouco que o prazer de dançar e a experimentação sejam preocupações menores. Talvez a questão mais interessante esteja justamente na relação entre essas dimensões: como desenvolver liberdade criativa a partir de uma tradição sem tratá-la como um repertório de movimentos desligados de suas histórias? E como reconhecer essas histórias sem transformar a tradição em um conjunto de regras que impeça sua continuidade e transformação?
O que chamamos de danças orientais?
A expressão danças orientais reúne práticas de origens e contextos culturais distintos sob uma denominação historicamente atravessada por representações orientalistas. Embora utilizada como termo guarda-chuva, ela não designa uma tradição cultural única. Nesse conjunto, podem estar presentes danças do Oriente Médio e do Norte da África, como o raqs sharqi e a dabke, mas também práticas de outras regiões, como o bhangra do Punjab e formas indianas como garba e ghoomar.
Como Edward Said (1978) argumenta, a representação do Oriente foi historicamente construída por discursos que o apresentavam como exótico ou radicalmente diferente, influenciando a exibição de culturas e práticas artísticas. Na dança do ventre, por exemplo, o imaginário ocidental muitas vezes privilegiou a erotização e o exotismo (SHAY; SELLERS-YOUNG, 2003). O ponto central não é eliminar a teatralidade ou mesmo a sensualidade, mas considerar quais imagens essas criações reforçam e se a prática permite reconhecer a diversidade histórica e de significado das danças envolvidas.
A tradição não é uma coreografia congelada
Existe uma imagem da tradição que a associa à repetição fiel: algo teria sido criado no passado e precisaria ser reproduzido, geração após geração, para permanecer legítimo. Essa imagem contém uma preocupação compreensível com a continuidade, mas se torna limitada quando pressupõe que uma prática cultural pode atravessar o tempo sem mudanças. As tradições existem porque são transmitidas por pessoas que vivem em circunstâncias diferentes.
A tradição, entretanto, não precisa escolher entre permanecer idêntica a si mesma e desaparecer. Ela pode ser reconhecida na continuidade de determinados movimentos e vínculos, mas também nas maneiras pelas quais seus praticantes respondem às transformações de suas vidas e de seus meios. A mudança não é necessariamente uma ruptura, mas reconhecer isso não significa que qualquer alteração seja indiferente às suas histórias: a tradição não é uma matéria disponível para qualquer uso.
Aprender e respeitar antes de transformar
Para quem pratica uma dança fora das comunidades em que ela se desenvolveu, essa discussão se torna uma questão de posicionamento. O desafio começa quando o encantamento com aquilo que vemos é confundido com o conhecimento daquilo que estamos vendo.
Conhecer uma dança exige mais do que memorizar seus movimentos. Exige reconhecer diferenças entre estilos, compreender contextos e prestar atenção às pessoas que a mantêm viva. O debate sobre como a dança pode ser mobilizada para experiências de emancipação pessoal por praticantes ocidentais, enquanto as pessoas árabes são reduzidas a referências estéticas, coloca questões incontornáveis: quem ocupa o centro da história quando uma prática cultural atravessa fronteiras? Entre os extremos da apropriação e do purismo, há uma dúvida mais concreta: como nos aproximamos de uma prática e o que fazemos com aquilo que aprendemos?
O conhecimento não funciona como uma autorização definitiva, mas amplia nossa capacidade de fazer escolhas conscientes, integrando-se à própria experiência da dança.
A liberdade de criar a partir de uma tradição
Uma das formas mais interessantes de pensar essa relação é observar a continuidade e a experimentação na prática. A dabke palestina oferece um exemplo significativo: associado a celebrações comunitárias, ela também ocupa palcos e espaços da diáspora. Pesquisadoras como Zeana Hamdonah e Janelle Joseph (2024) mostram como a dabke atua na transmissão de memórias na diáspora, evidenciando que tradição e adaptação não são dimensões necessariamente opostas. A transmissão exige que a dança continue sendo praticada em condições que nem sempre são as originais.
A questão decisiva não é determinar se uma dança pode mudar, mas compreender como a mudança se relaciona com aquilo que a antecede. A liberdade criativa ganha profundidade quando não finge que começa do zero. Conhecer uma linguagem significa adquirir recursos para experimentar dentro dela, compreendendo suas convenções para preservá-las, deslocá-las ou colocá-las em diálogo com outras linguagens.
O que nos encanta quando dançamos?
O primeiro contato com uma prática muitas vezes acontece por meio do fascínio estético: um movimento forte, uma mudança rítmica inesperada. A experiência estética não precisa esperar que o conhecimento esteja completo para existir, mas a questão é o que fazemos depois desse primeiro encantamento.
Quando estudamos a história, a música e os estilos, entendemos que o que admiramos foi desenvolvido por pessoas em circunstâncias específicas. Esse aprendizado não diminui o prazer, mas o torna mais complexo. Em vez de perguntar somente como tornar uma coreografia surpreendente, passamos a perceber as relações mobilizadas na linguagem. A criação singular surge da compreensão de um ritmo e de uma presença artística madura. O respeito à tradição exige que a dançarina reconheça que sua sensibilidade se desenvolve em relação com outras pessoas e histórias recebidas.
Uma prática de escuta
Para quem dança no Brasil, essa reflexão passa por reconhecer a diversidade das relações possíveis com as culturas de origem. O importante é não confundir familiaridade técnica com conhecimento cultural. O respeito não pode ser medido apenas pela intenção individual; por isso, a escuta não é uma etapa que se conclui antes de começar a criar, mas uma parte contínua da prática artística.
Reverenciar uma tradição não significa colocá-la em uma distância intocável. Significa aproximar-se sem presumir que o encantamento nos concede, por si só, compreensão suficiente. Entre a tradição e a liberdade existe um espaço de aprendizagem.
Talvez a pergunta que acompanhe uma dançarina não seja se ela tem permissão para criar, mas o que sua criação passa a enxergar depois de aprender a dança? O que se torna possível quando os movimentos deixam de ser apenas movimentos e passam a ser percebidos em relação à música, às pessoas, aos lugares e às histórias que os fizeram chegar até nós?
Dançar a partir de uma tradição é receber algo que não começa na nossa experiência. Nesse sentido, criar com mais liberdade deve considerar (não esquecer) de onde veio aquilo que nos ensinou a dançar.
Referências
HAMDONAH, Zeana; JOSEPH, Janelle. O Dabke Palestino como Patrimônio, Resistência e Identidade na Diáspora. Journal of Dance & Somatic Practices, 2024.
SAID, Edward W. Orientalismo. New York: Pantheon Books, 1978.
SHAY, Anthony; SELLERS-YOUNG, Barbara (Ed.). Dança do Ventre: Orientalismo, Transnacionalismo e a Fantasia do Harém. Costa Mesa: Mazda Publishers, 2003.
Comentários
Postar um comentário